domingo, 25 de julho de 2010

Dilma abre vantagem de quase 11 milhões sobre Serra


Há longo tempo se sabe que pesquisa não é eleição e que intenção de voto não é voto. A 70 dias da eleição presidencial, contudo, pesquisa feita pelo instituto Vox Populi e divulgada ontem pela Rede Bandeirantes aponta vantagem equivalente a mais de 10,8 milhões de votos da candidata petista Dilma Rousseff sobre o candidato das oposições ao Governo Lula, José Serra (PSDB). Essa diferença é superior, por exemplo, ao tamanho de todo o eleitorado da Bahia – quarto maior colégio do país, com 9,5 milhões de eleitores.
Entrevistados 3.000 eleitores em 219 cidades de todas regiões, no período de 17 a 20 de julho, o Vox Populi informa que Dilma obteve 41% das intenções de voto, enquanto Serra obteve 33% e Marina Silva (PV) 8%. Considerado o colégio nacional de 135,8 milhões de eleitores, se as eleições ocorressem no período da pesquisa Dilma teria quase 56 milhões de votos, Serra teria aproximadamente 45 milhões e Marina pouco menos de 11 milhões.
Dilma lidera também a simulação em que o eleitor cita espontaneamente o nome do candidato. A petista obteve 28% e Serra 21%.
A candidata do PT também supera seu principal adversário na simulação de segundo turno. Dilma obteve 46% e Serra 38% – a vantagem da petista, de 8 pontos percentuais, é a mesma apontada pelo Vox Populi para o primeiro turno.
Dilma tem o menor índice de rejeição (17%) e Serra tem o maior (24%).
Examinado o resultado por regiões, a petista obteve vantagem de 30 pontos percentuais sobre Serra no Nordeste (54% contra 24%) e se aproximou do tucano no Sul e no Sudeste. No Sudeste a vantagem de Serra sobre Dilma está dentro da margem de erro (36% a 34%) enquanto no Sul a diferença favorável ao tucano caiu para 4 pontos (39% a 35%)
No resultado geral, o Vox Populi aponta liderança de Dilma tanto entre o eleitorado feminino ( 38% contra 32%) quanto entre o masculino (43% a 34%).
A petista é também a preferida pelo eleitorado em todas as faixas e níveis de ensino.
Vistas as três últimas pesquisas do mesmo instituto, todas encomendadas pela Rede Bandeirantes, a candidatura de Dilma cresceu de 38% das intenções de voto, em maio, para 41%, em junho, e se manteve estabilizada agora. Serra obteve 35% em maio, 36% em junho e caiu em julho para 33%. Marina teve 8% das intenções de voto nos três levantamentos.

Primeiro turno

Dilma Rousseff (PT)…….41%
José Serra (PSDB)………33%
Marina Silva (PV)……….. 8%

Segundo turno

Dilma……………46%
Serra…………….38%

O medo invade a campanha

PSDB recorre a velhos fantasmas e tenta assustar o eleitor ao vincular o PT a grupos terroristas e ao crime organizado

Alan Rodrigues e Sérgio Pardellas - Isto É


PARCERIA
Serra e Indio da Costa planejaram ataques

O comando da campanha de José Serra (PSDB) colocou o medo no centro da disputa presidencial. Tudo começou com a surpreendente entrevista do vice de Serra, Indio da Costa (DEM), dizendo a um site do partido que o PT é ligado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e ao narcotráfico. Num primeiro momento, lideranças partidárias passaram a ideia de que Indio era apenas uma voz isolada – além de descontrolada e inconsequente. Aos poucos, porém, foi ficando claro que ele cumpria um script previamente combinado. Muito bem orientado pelos caciques do PSDB e DEM, o vice de Serra servia de ponta de lança para uma estratégia de campanha: o uso da velha e surrada tática do medo. Ele procurava criar fantasmas na cabeça do eleitor para tirar votos da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff.


A tática do medo, por definição, desqualifica o debate político. Quem a utiliza está disposto a trabalhar não com a razão, mas com sentimentos mais primários e difusos. Recorre a argumentos distantes de qualquer racionalidade para tentar encantar um público mais desinformado ou que já coleciona arraigados preconceitos. É um jogo perigoso: “Campanhas negativas podem até aumentar a rejeição ao candidato que as patrocina”, diz o cientista político José Paulo Martins Jr., da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Mas os tucanos resolveram arriscar.
Leia a reportagem completa na revista Isto É.
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FESTA DO COCO

Data: 31/07/2010
Local: Colonos, Núcleo H
Horario: 21:00h
Atrações: Forró Batuke / Geniais do Forró